sábado, 10 de setembro de 2011

Capítulo 3 - 1º Dia

Andar por Fé e não por Vista

Todo mundo que conhecia Marilyn Pendleton era amigo dela. Eu certamente era. Ela morreu de câncer com 37 anos de idade, deixando marido, três filhos pequenos, e uma multidão de familiares e amigos que a amavam intensamente.
Marilyn era centrada no próximo. Um pouco antes de falecer, ela chamou suas amigas Peg e Sharon e pediu-lhes que redecorassem o quarto de Marissa, de 10 anos. Peg disse:
Isto era para ser seu presente de despedida para Marissa. Havíamos redecorado o quarto seis meses antes, mas Marilyn tinha sentido que Marissa não gostara – e ela queria resolver isso. Então lá estava ela, escorada em uma cama, fraca e sorridente, encorajando-nos enquanto pintávamos e colocávamos papel de parede, mantendo aquele incrível espírito otimista. Perto da morte, ela estava pensando nos outros.
No seu memorial, um homem que a havia conhecido no McDonald's compartilhou:
Ela entrou pela porta com tanta vivacidade com três crianças e as acompanhou até o parquinho do lado de fora. Enquanto ia em direção ao balcão, passou pela minha mesa. Eu devia estar parecendo tão perdido quanto me sentia porque ela parou, me deu aquele sorriso radiante dela, e perguntou: “Você é novo na cidade”? Quando eu lhe disse que sim, ela disse: “Já encontrou uma igreja?”
Em seguida, com seus filhos brincando no parquinho, ela aproveitou o tempo para me contar o quanto ela amava seu Senhor. Quando eu saí do McDonald's naquele dia, senti que havia encontrado uma igreja.
Porque Deus leva uma mulher como esta em sua juventude? A verdade é, nós realmente não sabemos! Marilyn também não, embora expressasse gratidão pela experiência de ter uma visão tão clara de sua própria mortalidade sendo tão jovem e pelas muitas oportunidades de evangelizar. Mas ela não sabia porque Deus a estava levando. Ela argumentou com Deus, dizendo a ele que ela estava convencida de que era a melhor mãe para seus filhos. No entanto, ela também disse, com convicção, que se Ele quisesse levá-la, ela confiaria nEle, porque ela sabia que Ele era bom. Resolveu viver pela fé e experimentou paz em meio à grande aflição. Agora ela está com Jesus e entende tudo isso.

Aquecimento
Preencha a lacuna: “Eu não compreendo a razão pela qual _________________________________________________________
mas confiarei em Deus”.

Exercício de Memorização
Eclesiastes 3:11
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim”.

Louvor
Em cada dia, antes de fazer o estudo, prepare seu coração por meio da adoração. Coloque um louvor a dore a Deus.

Estudo da Palavra
O estudo da Palavra é dividido em cinco dias para seus momentos devocionais com o Senhor.

1º Dia -Volte, Volte, Volte 
Posso quase ouvir Pete Seeger dedilhando sua guitarra e cantando sua adaptação de Eclesiastes 3:

Para tudo (volte, volte, volte)
Existe um tempo (volte, volte, volte)
E um tempo para todo propósito, debaixo do céu
Tempo de nascer e tempo de morrer...

Enquanto a guitarra ritmada encantava os ouvintes, havia uma sensação correspondente de ordem, propósito e plano de Deus. A vida não é sem propósito ou fora de controle como parece, “debaixo do sol”, porém, em vez disso, “sob o trono do céu”, como T.M. Moore coloca, Deus sabe exatamente o que está fazendo e tem um tempo determinado para tudo. Um dia entenderemos o sofrimento na terra e saberemos a razão pela qual Deus, em Sua sabedoria permite tantas coisas acontecerem. Mas por ora devemos confiar em Seu caráter. Moore aponta que há uma diferença entra a perspectiva limitada da expressão “debaixo do sol” (que em muitas traduções ocorre mais de 22 vezes) e a perspectiva eterna da expressão “debaixo do céu” (que ocorre duas vezes). Moore explica:
O capítulo 3 é o coração do argumento der Salomão. A vida só faz sentido quando vivia “debaixo do céu”, isto é, olhando para o controle e a autoridade soberanos de Deus e para um relacionamento com Ele baseado na reverência e confiança. Tudo tem seu lugar no plano e na economia de Deus, mesmo quando nós humanos não temos expectativa de entender tudo perfeitamente. (Eclesiastes 12:3)
A primeira vez que esta expressão apareceu foi quando Salomão estava começando sua busca por sabedoria (Ec. 1:13). Agora, nesta passagem maravilhosa, ocorre novamente.

1.Leia Eclesiastes 3:1-3 em sua própria Bíblia e em seguida na paráfrase de Moore.
A.O que Salomão passou a entender?(v.1a) _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



B.Houve um momento em sua vida quando esta realidade se apresentou para você? Em uma frase, compartilhe como aconteceu. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C.O que Salomão descobriu sobre o tempo de Deus?(v.1b)_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D.Qual o primeiro contraste mencionado em relação ao tempo de Deus?(v.2)________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E.Você está confortada de alguma maneira por saber que o tempo de nascer e de morrer está no controle de Deus? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
F.Qual o segundo contraste mencionado em relação ao tempo de Deus?(v.2)___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
G.Que dois contrastes são citados no versículo 3? o que eles tem em comum?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O “tempo de matar”, já que a guerra é mencionada no versículo 8, provavelmente não se refere a isso, e sim “à execução de criminosos ou À defesa dos oprimidos”. (W.J. Deane, The Pulpit Commentary [O Comentário de Púlpito], Henrickson, 59).

2.Que circunstâncias dolorosas você está enfrentando neste exato momento e que não estão fora do interesse nem do controle de Deus?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meditações diárias