sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Capítulo 4 - 1º Dia




Uma Mulher Satisfeita Enfrenta a Vida de Maneira Realista


A mulher sábia enfrenta a realidade. Ela é grata pelo companheirismo e até pelas bênçãos materiais – mas ela sabe o que essas coisas podem ou não lhe oferecer.
    • Ela é grata pelo companheirismo, mas não espera que seus amados nunca a magoem. Ela sabe que cada pessoa, não importa o quão querida seja, tem uma natureza pecaminosa.
    • Ela é grata pelo trabalho e sabe que ele pode ter sentido quando feito para o Senhor, mas haverá momentos de trabalho duro e decepção, porque nunca foi planejado para suprir a mais profunda necessidade de seu coração.
    • Ela é grata pela prosperidade que a vida lhe dá, porém não a persegue, pois sabe que não só é efêmera, mas que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1 Timóteo 6:10)

Ela é uma mulher satisfeita porque tem expectativas realistas, do que as pessoas e as coisas podem ou não lhe oferecer. Também sabe que o Único que pode verdadeiramente satisfazer a ânsia de seu coração é o Senhor. Ele é Aquele que ela busca do começo ao fim do dia.

Aquecimento
Termine esta frase: “Sou grata pelo companheirismo neste grupo porque ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Exercício de Memorização
Eclesiastes 4:9-10
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois caindo, não haverá quem o levante”.

Estudo da Palavra

1º Dia – Vivendo em um Mundo decaído

Lembro-me de quando era uma jovem mãe de três crianças e acordei numa manhã quente de primavera em Seattle e pensei:

Que lindo dia para um piquenique perto da raia! Levarei pipas para os meninos soltarem, brinquedos para Sally, e um lanche esplêndido. Aproveitaremos a beleza da criação de Deus, a alegria de estarmos juntos, e a emoção de correr na praia com as pipas flutuando atrás de nós. Hoje as crianças e eu faremos memória, e usarei nossa nova filmadora para gravar tudo! Eu amo ser mãe!

Nós realmente fizemos memória, mas não a que eu tinha esperado. Meia hora depois que chegamos, os meninos começaram a brigar, as pipas se emaranharam nas árvores e a pequena Sally chorava por causa da sensação nos seus pés descalços. A areia também entrou nos sanduíches e, pior, na filmadora. Finalmente decidi juntar tudo e voltar para casa. Quando contei ao meu pai sobre meu dia decepcionante, ele riu: “Oh Dee, você é uma romântica incurável. A vida vai sempre te decepcionar”!
A mulher sábia entende que as bênçãos terrenas mesmo sendo maravilhosas têm suas limitações porque nós vivemos em um mundo decaído. As pessoas, mesmo nossos preciosos filhos, nos decepcionarão. O trabalho, mesmo um chamado tão importante quanto a maternidade, terá seus momentos de desânimo. A riqueza, a qual pode proporcionar pipas, filmadoras e piqueniques no parque, podem dar prazer, mas também trazer estresse e aflição!
Estamos agora nos aproximando de uma nova seção em Eclesiastes. Nos primeiros três capítulos, Salomão estabeleceu sua tese. Do capítulo 4 até o 10 a tese é desenvolvida.
Como Gordon Keddie explica: “Os dois temas recorrentes são, por um lado, o completo vazio dos valores do mundo e, por outro lado, o significado e a alegria que é se encontrar exclusivamente em um relacionamento com Deus baseado uma fé viva.
1. Revise Eclesiastes 1:1 e 2:23. Enquanto Salomão se lembra de como tentou encontrar sentido “debaixo do sol”, o que ele descobre? Resuma suas descobertas. Escreva um versículo que expresse este resumo. (Use sua própria Bíblia para escrever o versículo).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Revise Eclesiastes 2:24-26. Qual é a alternativa para procurar satisfação “debaixo do sol”? Ache um versículo ou frase que resuma a ideia.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Revise Eclesiastes 3. Como Salomão enfatiza a importância de se entender a providência de Deus? Novamente, ache um versículo-chave que resuma a verdade que, no tempo devido, Deus fará tudo certo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meditações diárias